Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro da Apple sobe 94% no 2º trimestre para US$ 11,6 bi

Venda de iPads e iPhones impulsionou o resultado da empresa no período

O lucro líquido da Apple deu um salto de 94% no segundo trimestre fiscal deste ano, impulsionado pela venda acelerada de iPhones e iPads. A empresa lucrou 11,62 bilhões de dólares no período, quase o dobro dos 5,98 bilhões de dólares registrados no mesmo período do ano passado.

O lucro por ação foi de 12,30 dólares, em comparação com 6,40 dólares do segundo trimestre de 2011. O resultado financeiro da companhia superou as previsões dos analistas, que projetavam lucro líquido de 36,4 bilhões de dólares no trimestre, ou 10,02 dólares por ação.

No after hours da Bolsa de Nova York, as ações da Apple dispararam após a divulgação do balanço. Após fecharem em queda de 2% no pregão regular, negociados a 560,28 dólares, os papéis foram negociados em alta de 7,36%, a 601,50 dólares por ação.

Vendas – As vendas de iPhones continuaram a ter importante papel no resultado financeiro da multinacional, com 35,1 milhões de unidades comercializadas no segundo trimestre – um aumento de 88% em relação ao desempenho registrado no mesmo período do ano passado.

As vendas do tablet iPad mais que dobraram em comparação com o ano anterior, chegando a 11,8 milhões de unidades vendidas. No mês passado, a Apple começou a comercializar a terceira geração de iPads, o primeiro grande lançamento da companhia desde outubro, quando foi lançado a última geração do iPhone.

(com Agência Estado)