Loja doa US$ 10 milhões em vendas da Black Friday para ONGs
Site americano lançou a campanha por com o meio ambiente após eleição de Donald Trump; presidente eleito foi criticado por posições contra o Acordo de Paris
A loja on-line de roupas Patagonia anunciou nesta terça-feira que vai doar 10 milhões de dólares que arrecadou em vendas durante a Black Friday para ONGs pequenas que que trabalham para proteger o ar, água e o solo. O site americano vende vestuário exterior – como botas de caminhada e jaquetas – e estimava que arrecadaria 2 milhões de dólares quando lançou a campanha, na semana anterior.
A porta-voz da companhia, Corley Kenna, disse ao site de notícias The Huffington Post que a ideia surgiu em uma discussão feita após a eleição americana. “Nós sentimos que esses eram assuntos que nos uniam, e eu acho que isso é uma demonstração que as pessoas concordam. Nossos clientes concordam”, avaliou.
O presidente eleito, Donald Trump, tem recebido crítica de grandes empresas como Nike, eBay e The North Face por seu posicionamento contra o aquecimento global, que ele considera ser uma mentira. Trump prometeu, durante a campanha, que retiraria os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima, ratificado pelo país em setembro deste ano.
Segundo a Patagonia, a ciência deixa claro que há um problema com o meio ambiente, o que exige ação comunitária, inclusive da maior economia do planeta. “Podemos aumentar nossas vozes para defender políticas e regulações que protegerão ambientes e vida selvagens, reduzirão emissões de carbono, construir uma economia moderna baseada em investimento em renováveis e, o mais crucial, garantir que os Estados Unidos permaneçam totalmente comprometidos com os objetivos vitais estabelecidos no Acordo de Paris sobre mudança climática”, diz a nota na página da Patagonia.