Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Investidores se preparam para estreia do Facebook

18 Mai (Reuters) – Investidores estão se preparando para a estreia do Facebook em Wall Street nesta sexta-feira, após a maior rede social do mundo ter levantado cerca de 16 bilhões de dólares em uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPO, em inglês) da história dos Estados Unidos.

Em meio a aplausos de funcionários, o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, tocou o sino para iniciar as negociações da Nasdaq, na sede da companhia no Vale do Silício, às 6h30 horário local (10h30 horário de Brasília).

Zuckerberg tocou o sino ao lado da vice-presidente operacional, Sheryl Sandberg, e do presidente-executivo da Nasdaq, Robert Greifeld.

O executivo e fundador da empresa, de 28 anos, abraçou e cumprimentou Sheryl e funcionários após ter pressionado o botão do controle remoto.

A área fora do escritório do Facebook estava cheia de fotógrafos, mais de 12 caminhões de emissoras de televisão e um helicóptero de uma rede de notícias pairava sobre o campus da rede social.

Avaliado em 104 bilhões de dólares, o Facebook superou o tamanho de Starbucks e Hewlett-Packard juntas.

“Uma alta de 15 a 20 por cento é uma possibilidade”, disse Tim Loughran, professor de finanças na universidade de Notre Dame. “Dado que já elevaram o preço para o IPO e o tamanho, isso é otimista para um começo de negócios.”

O Facebook precificou a oferta em 38 dólares por ação na quinta-feira, mas o valor pode aumentar quando as ações começarem a ser negociadas sob o código FB na Nasdaq nesta sexta-feira.

Há quem espere que as ações possam avançar 30 por cento ou mais nesta sexta-feira, apesar de preocupações sobre o potencial de longo prazo do Facebook. A média de estimativas de analistas da Morningstar apontou o preço de fechamento das ações nesta sexta-feira em 50 dólares.

O IPO, que deve criar mais de 1.000 milionários na companhia, tem recebido atenção completa da mídia e disparou expectativas de um boom nas vendas de tudo na região de San Francisco, desde imóveis a automóveis.

A 38 dólares por ação, o Facebook será negociado a mais de 100 vezes o lucro histórico ante múltiplos de 14 vezes para a Apple e 19 vezes para o Google.

O site criado em um dormitório estudantil da universidade de Harvard em 2004, se tornou a rede social dominante da Internet, com 900 milhões de usuários no mundo.

(Por Alexei Oreskovic e Edwin Chan)