Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Investidores se preparam para estreia do Facebook em Wall Street

18 Mai (Reuters) – Investidores estão se preparando para a estreia do Facebook em Wall Street nesta sexta-feira, após a maior rede social do mundo ter levantado cerca de 16 bilhões de dólares em uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPO, em inglês) da história dos Estados Unidos.

Avaliado em 104 bilhões de dólares, o Facebook superou o tamanho de Starbucks e Hewlett-Packard juntas, levando a uma intensa especulação sobre seu potencial de valorização quando as ações começarem a ser negociadas.

“Uma alta de 15 a 20 por cento é uma possibilidade”, disse Tim Loughran, professor de finanças na Universidade de Notre Dame. “Dado que já elevaram o preço para o IPO e o tamanho, isso é otimista para um começo”.

O Facebook precificou a oferta em 38 dólares por ação na quinta-feira, mas o valor pode aumentar quando as ações começarem a ser negociadas sob o código FB na Nasdaq nesta manhã.

Há quem espere que as ações possam avançar 30 por cento ou mais nesta sexta-feira, apesar de preocupações sobre o potencial de longo prazo do Facebook. A média de estimativas de analistas da Morningstar apontou o preço de fechamento das ações nesta sexta-feira em 50 dólares.

(Por Alexei Oreskovic e Edwin Chan)