Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Importação de petróleo cresce 19,8% em fevereiro

Segundo a Secex, o crescimento ocorreu principalmente pelo aumento dos preços e das quantidades embarcadas de petróleo e derivados

A importação brasileira do setor de petróleo e derivados aumentou 19,8% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, para 3,6 bilhões de dólares, informou nesta quinta-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

As compras de petróleo saltaram 44,9%, para 1,6 bilhão de dólares, enquanto as importações de combustíveis recuaram 5%, para quase 2 bilhões de dólares. “O crescimento ocorreu principalmente pelo aumento dos preços e das quantidades embarcadas de petróleo, óleos combustíveis e naftas”, disse a Secex no detalhamento da balança comercial.

Leia também:

ANP interdita plataforma inclinada na Bacia de Campos

As cinco informações que interessam sobre o balanço da Petrobras

Produção de petróleo recua 1,7% em 2013, segundo a ANP

O aumento das importações em fevereiro ocorreu após a produção da Petrobras no país ter registrado queda em janeiro, segundo informou a estatal nesta quinta-feira.

O setor de abastecimento da Petrobras tem sido deficitário nos últimos anos, com a companhia vendendo no mercado interno combustíveis a preços menores do que os de compra no mercado internacional. Além disso, o parque de refino da estatal não acompanhou o crescimento do consumo nos últimos anos.

Já as exportações de petróleo recuaram 22,9%, para 796 milhões de dólares.

O país vendeu ao exterior 1,3 milhão de toneladas de petróleo, uma queda de 14,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

(com agência Reuters)