Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibovespa sobe após nova queda de Dilma na pesquisa Ibope

Bolsa de valores avançou 0,93% em dia de calmaria no mercado externo; dólar volta a subir

A BM&FBovespa fechou em alta pela quarta sessão consecutiva nesta quarta-feira, na contramão dos mercados externos, impulsionada pela reação de investidores à nova pesquisa eleitoral divulgada pelo Ibope na terça-feira, que confirmou a queda da intenção de voto em Dilma Rousseff. Segundo dados preliminares, o Ibovespa subiu 0,93%, aos 55.102 pontos, o maior nível desde 23 de outubro, com a valorização dos papéis da Petrobras e de instituições financeiras. O giro financeiro do pregão foi de 7,4 bilhões de reais.

O levantamento do Ibope mostrou que, no cenário mais provável, a presidente Dilma oscilou em baixa, passando de 40% em maio para 38% agora, enquanto Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) oscilaram em alta, chegando a 22% e a 13%, respectivamente. Somados, os adversários da petista cresceram de 37% para 42%, indicando que, se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno. Todos oscilaram dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais.

Alguns participantes do mercado já apostam na vitória de Aécio Neves, apesar da manutenção da liderança por Dilma. “Achamos agora que é provável que Dilma perca para Aécio Neves em um segundo turno disputado. Baseados nas últimas informações, avaliamos subjetivamente a probabilidade de uma vitória da oposição em 60%”, afirmaram os analistas Tony Volpon e George Lei, da Nomura Securities, em nota a clientes.

Leia também:

Ibovespa sobe ao maior nível desde outubro

Enquanto a Petrobras continua no centro do debate político devido à CPI que é conduzida em Brasília, as ações da estatal avançaram 2,91% (ON) e 2,94% (PN). Em depoimento à CPI do Congresso, a presidente da companhia, Maria das Graças Foster, não trouxe novidades sobre a compra de Pasadena. Nesta quarta houve ainda a prisão, novamente, do ex-diretor Paulo Roberto Costa. Além disso, a Suíça bloqueou 23 milhões de dólares em contas que são atribuídas a ele. Há suspeita de que as contas foram alimentadas com recursos desviados durante a construção da refinaria de Abreu e Lima.

As ações dos bancos Itaú Unibanco e Banco do Brasil subiram, respectivamente, 2,07% e 2,09%, enquanto a Vale avançou 0,68%. A bolsa brasileira estará fechada na quinta-feira, feriado municipal em razão do jogo de abertura da Copa do Mundo.

Nos Estados Unidos, após os recordes recentes, o Dow Jones recuou 0,60%, aos 16.843,88 pontos, o S&P perdeu 0,35%, aos 1.943,89 pontos, e o Nasdaq fechou com retração de 0,14%, aos 4.331,93 pontos.

Já o dólar terminou o dia em alta de 0,40%, a 2,2360 reais, na máxima do dia, após quatro pregões seguidos de perdas. Na mínima, marcou 2,2260 reais.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)