Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Humberto Junqueira de Farias presidirá a Delta

Por Suzana Inhesta, com colaboração de Ricardo Leopoldo

São Paulo – A J&F, holding que controla a empresa de alimentos JBS, a de higiene e limpeza Flora, a de papel e celulose Eldorado Brasil e o banco Original, confirmou nesta sexta-feira que o engenheiro civil e administrador Humberto que Junqueira de Farias será o novo presidente da Delta Construções. Ainda nesta sexta-feira, a Agência Estado adiantou a nomeação do executivo.

Farias, de 44 anos, presidia as operações brasileiras da Renuka, companhia indiana do setor sucroalcooleiro. Antes, trabalhou por 15 anos no Grupo Camargo Corrêa, onde alcançou o posto de presidente da divisão de cimentos. Farias foi também presidente da Cavo, empresa do ramo de gestão ambiental. Na última quarta-feira, a J&F anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, assume a gestão da Delta. A companhia, do empresário Fernando Cavendish, está no centro do escândalo envolvendo o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Segundo fontes ouvidas pela Agência Estado, a rapidez no anúncio do nome de Farias está dentro de sua estratégia de dar um choque de credibilidade e governança corporativa na empreiteira. Ainda de acordo com as fontes, a Delta é vista pela holding como um ativo muito importante, que tem tudo para crescer e ser responsável por até 10% do faturamento bruto da J&F Participações, que deve subir de R$ 65 bilhões em 2011 para R$ 80 bilhões em 2014. A holding espera que em dois anos poderá melhorar a imagem da Delta, o que abriria condições para que a empresa abrisse seu capital.