Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Humberto Farias é o novo presidente da Delta

J&F escolheu executivo dois dias após anunciar que entraria na gestão da construtora fundada pelo empresário Fernando Cavendish

A Delta Construções já tem um novo presidente: o engenheiro e administrador de empresas Humberto Junqueira de Farias. O nome do executivo foi escolhido por Joesley Batista, presidente da holding J&F, e sua equipe.

O anúncio desta sexta-feira dá-se apenas dois dias após a divulgação da troca de gestão na construtora. A J&F que controla, entre outras empresas, o frigorífico JBS anunciou na última quarta-feira que administrará a Delta e também revelou a intenção de comprar a empreeiteira. Uma possível oferta de compra, contudo, só ocorrerá após a conclusão de um processo de auditoria que é tocado pela consultoria KPMG.

Perfil – Farias, que assumirá o cargo já na próxima segunda-feira, presidia desde novembro de 2010 a empresa indiana do setor sucroalcooleiro Renuka do Brasil, que atua em São Paulo. Antes da Renuka, o executivo dedicou mais de 10 anos de sua carreira ao Grupo Camargo Corrêa (GCC). Entre agosto de 2011 e maio de 2006 ele comandou a presidência da Cavo Serviços e Saneamento, empresa que na época perntencia ao GCC, mas foi vendida ano passado para a Entre Ambiental. Na sequência ele foi presidir a Loma Negra, cimenteira argentina que é controlada desde 2005 pelo grupo, onde ficou até abril de 2008, quando assumiu toda a divisão de cimentos da Camargo Corrêa. Em novembro de 2010 anunciou sua saída do grupo para se arriscar no segmento sucroalcooleiro, na Renuka.

Formado em engenharia civil e administração de empresas pela Universidade Mackenzie, ele possui especializações em gestão na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e IMD, na Suiça.