Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Horário de verão começa neste domingo em três regiões do Brasil

A partir da meia noite, dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste deverão adiantar o relógio em uma hora

O horário de verão no Brasil começa neste domingo, 16 de outubro. Em três regiões do Brasil – Sul, Sudeste e Centro-Oeste – os moradores devem adiantar, a partir da zero hora deste sábado, o relógio em uma hora.

Um dos objetivos da medida é aumentar o período de uso de luz solar e economizar energia, das 18 horas às 21 horas, horário considerado de maior demanda da carga elétrica.

Até 19 de fevereiro de 2017, data do término do horário de verão, o governo federal acredita que 147,5 milhões de reais serão economizados pelo país.

Leia também:
Temer diz que teto dos gastos poderá ser revisto ‘em 4 ou 5 anos’
Eletrobras registra nos EUA perda de R$ 300 milhões com corrupção

O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931, com alguns intervalos entre os anos. Com a proposta, a redução média da demanda por energia no período de pico, na última década, chegou a 4,5% e uma economia absoluta do governo de 0,5%. O risco de acontecer apagões nas cidades brasileiras também é menor, pois há uma redução no volume de energia nas subestações, nos sistemas de distribuição e nas linhas de transmissão.

Essa mudança de horário e de iluminação pode acarretar alguns problemas no organismo, principalmente de sono e metabolismo. Segundo especialistas, a adaptação do corpo com o novo horário demora de cinco a sete dias.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jorge Luís dos Santos

    A economia no horário de verão nem chega perto em valores da corrupção da operação Lava-Jato. É jogar o bebê junto com a a água que o lavou! Medida irracional, alienadora de um contexto de pura delinqüência.

    Curtir

  2. O maldito horário de verão… .

    Curtir