Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grécia nomeia Yanis Varoufakis para o cargo de ministro de Finanças

O professor de economia é conhecido por criticar UE e FMI pela forma como trataram a crise da Grécia e da zona do euro

O novo governo da Grécia nomeou Yanis Varoufakis para o cargo de ministro de Finanças. Varoufakis é professor de economia e um consultor próximo do primeiro-ministro empossado na segunda-feira, Alexis Tsipras. Varoufakis tem doutorado em Economia pela Universidade de Essex, no Reino Unido, e lecionou em universidades britânicas, norte-americanas, gregas e australianas.

O novo ministro é conhecido por criticar abertamente a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) pela forma como eles trataram a crise da Grécia e da zona do euro. A nomeação dele para um cargo considerado importante, pelo qual representará a Grécia no Eurogrupo, é vista como um sinal de que Tsipras está preparado para duras negociações com a UE e o FMI.

Leia também:

Novo governo diz ser ‘pouco realista’ que Grécia pague todas as dívidas

Lideranças descartam tratamento especial à Grécia

Na semana passada Varoufakis afirmou que o plano econômico do partido Syriza tem quatro pilares: lidar com a dívida do país, planos de reformas, planos de investimentos e lidar com a crise humanitária na Grécia, que é consequência da crise econômica. A primeira reunião de gabinete do novo governo será realizada amanhã.

(Com Estadão Conteúdo)