Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo reduz TJLP para 5,5% ao ano, dos atuais 6%

Por Célia Froufe, Renata Veríssimo e Eduardo Ferreira

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira que a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) será reduzida dos atuais 6% ao ano para 5,5% ao ano. A TJLP, usada como referência para os empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), não foi reajustada nos últimos três anos.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reunirá na quinta-feira para reposicionar a taxa. “Estamos reduzindo a maior parte dos créditos do BNDES e isso afeta também os créditos já liberados que têm TJLP como referência”, acrescentou o ministro, completando que a redução da TJLP, portanto, é uma das medidas importantes para beneficiar o crédito.

Mantega aproveitou o evento para lembrar que a oferta de crédito está crescendo no País. Com base nos dados do relatório de operações de crédito, divulgado na terça-feira pelo Banco Central, ele enfatizou que a expansão se deu “a taxas mais expressivas” de abril para maio, passando de 49% para 50,1% do Produto Interno Bruto(PIB). “É um crescimento expressivo. O prazo do crédito está aumentando e, o mais importante, as taxas de juros cobradas estão caindo vertiginosamente”.

Mantega ressaltou que além de estimular a economia, o objetivo das medidas anunciadas, também é o de atender as necessidades da população e enfrentar problemas como a seca. “Neste momento é importante estimular investimentos, pois eles são mola mestra do crescimento da economia”, disse.