Governo já recebeu R$ 11 bi de leilão de hidrelétricas

Recursos depositados nesta segunda-feira ajudarão o governo a tentar cumprir a meta de superávit primário de 2016, de 0,5% do PIB

O governo recebeu nesta segunda-feira os 11 bilhões de reais referentes a concessões de hidrelétricas leiloadas no fim de novembro. A informação foi confirmada nesta terça pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata.

“Esse pagamento autoriza a assinatura dos contratos que ocorrerá nesta terça-feira”, disse o executivo antes de uma cerimônia com as companhias, na sede do ministério em Brasília. O leilão de hidrelétricas existentes promovido pelo governo federal em 25 de novembro superou expectativas e vendeu todos os ativos oferecidos, com uma arrecadação de 17 bilhões de reais em bônus de outorga por usinas que somam 6 mil megawatts em potência.

Os recursos depositados na segunda-feira ajudarão o governo a tentar cumprir a meta de superávit primário de 2016 do setor público consolidado, equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os 11 bilhões de reais estavam previstos para entrar nos cofres da União no ano passado, mas o governo preferiu adiá-los para 2016 após o Congresso Nacional dar aval para que o país registrasse déficit primário de cerca de 120 bilhões de reais em 2015.

Leia mais:

Sair do vermelho supera perder peso entre prioridade de brasileiros para 2016

Empresas aéreas acumulam prejuízos R$ 13 bi desde 2011

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)