Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo deve anunciar hoje nova meta fiscal

Previsão de rombo nas contas públicas deve passar de R$ 139 bilhões para R$ 159 bilhões

O governo deve anunciar ainda hoje novas metas de déficit primário para 2017 e 2018. Segundo a agência Reuters, as metas passarão de um déficit de 139 bilhões de reais para 159 bilhões de reais em 2017. A meta de 2018 também deve ser alterada, passando de um rombo de 129 bilhões de reais para até 159 bilhões de reais.

O novo rombo nas contas públicas fica no mesmo patamar de 2016 (159,5 bilhões de reais). Com isso, o governo busca sinalizar que a trajetória das contas públicas não piorou.

O assunto está sendo discutido hoje em uma reunião entre o presidente Michel Temer com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

Rombo

Com os gastos em alta e receitas em queda, a equipe econômica tem contingenciado despesas e estudado medidas como aumento de impostos para sanar as contas públicas. O aumento do PIS/Cofins sobre os combustíveis, em julho, foi uma tentativa de aumentar a arrecadação em 13 bilhões de reais neste ano.

Outra medida, que estava em estudo pelo Ministério da Fazenda, era de aumentar o Imposto de Renda. A informação motivou o presidente Michel Temer a divulgar nota negando a possibilidade, em razão da repercussão.

A estimativa do mercado financeiro é que o governo feche as contas de 2017 com um rombo de 154,841 bilhões d reais, segundo Boletim Prisma divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central. O déficit primário do governo central acumulado até junho é de 56,092 bilhões de reais, o maior para o período na série histórica iniciada em 1997,

(Com Reuters)