Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Governo apresenta plano de concessões ao TCU

Gleisi Hoffmann, Paulo Passos e Bernardo Figueiredo apresentaram pacote aos ministros do Tribunal

Por Da Redação
28 ago 2012, 17h38

Na tentativa de acelerar a construção e concessão de rodovias e ferrovias anunciadas no último dia 15 de agosto, o governo foi nesta terça-feira ao Tribunal de Contas da União (TCU) apresentar os projetos aos ministros. Para a tarefa, o governo enviou a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

“Foi uma exposição ao TCU detalhando o plano de concessões. Afinal de contas, o tribunal vai acompanhar o processo e é importante que as dúvidas sejam tiradas e que ele acompanhe de fato”, afirmou a ministra. Segundo ela, a maior parte das dúvidas dos ministros do TCU se referiu ao modelo de concessão de ferrovias. “É um modelo diferenciado e que obviamente vai gerar uma dedicação maior do tribunal e também dos nossos estudos.”

A ministra não fez críticas ao TCU, órgão que precisa aprovar os modelos apresentados antes que o governo possa conceder os projetos. “Nós expusemos os prazos, falamos o quanto eles são importantes para nós entregarmos esse resultado à população e ao País. O TCU tem sempre colaborado conosco, tem sempre se esmerado muito para nos ajudar e obviamente vai fazer o trabalho dele”, afirmou ela.

O presidente do TCU, Benjamin Zymler, cobrou boa qualidade nos projetos apresentados pelo governo. “O TCU colocou as suas demandas, basicamente a necessidade de bons projetos, para que a nossa análise possa ser feita da melhor forma possível e no tempo correto.”

O modelo de construção e concessão das ferrovias deve ser acompanhado de perto pelo tribunal, afirmou o ministro. “Isso é algo totalmente novo que precisa ser bem detalhado, bem estudado, e o tribunal deve aprender e eventualmente sugerir e recomendar de forma que possa fazer um aperfeiçoamento do modelo.”

Continua após a publicidade

Zymler negou que o órgão seja responsável por atrasos na construção e concessão de empreendimentos de infraestrutura no País. “Eu acho que isso é algo superado. O tribunal tem atuado de forma muito rápida na análise das diversões concessões hidrelétricas, trem de alta velocidade, nas concessões aeroportuárias, e o governo sabe do nosso esforço para realizar a análise das licitações, dos estudos, no menor tempo possível”, afirmou.

Segundo ele, as recomendações do tribunal buscam aperfeiçoar os modelos oferecidos pelo governo. Zymler afirmou que o TCU possui duas unidades técnicas que se dedicam apenas a esse assunto. “As recomendações do TCU tem se mostrado valiosíssimas para o próprio governo e para o aperfeiçoamento do modelo de concessões no Brasil.”

(Com Agência Estado)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.