Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Giraffas muda gestão e lança marca para crescer

Família que fundou a marca deixará a diretoria e passará para o conselho de administração

A rede de fast food Giraffas está promovendo mudanças radicais em sua gestão: até o fim do ano, todos os sócios-diretores, incluindo o presidente e fundador Carlos Alexandre Guerra, de 51 anos, deixarão o dia a dia da companhia. Eles irão para um Conselho de Administração que está sendo formado e serão substituídos por executivos de mercado.

Por trás da iniciativa está a ordem de retomar o ritmo de crescimento. O próprio Guerra, que iniciou o Giraffas em 1981, fritando hambúrgueres com a ajuda de um amigo, admite que a empresa entrou em um período de acomodação. �Sócio não tem de bater meta. Por isso, vamos mudar a gestão�, afirmou ele, que passará o bastão da empresa para o filho Alexandre, de 32 anos. Ele ficará responsável por selecionar a nova equipe até o fim do ano.

Alexandre, hoje diretor financeiro da empresa, assumirá de fato a gestão em 2013. No entanto, ele já comandou contratações recentes de novos executivos para as áreas de RH e suprimentos. Hoje, as franquias do Giraffas empregam 10,7 mil pessoas. O novo presidente sabe que a rápida expansão do número de lojas comprometeu a qualidade do atendimento. �A ordem agora é focar em treinamento. O pessoal ficou mais caro, mas está menos produtivo�, explicou.

No caso do Giraffas, a própria estrutura da empresa terá de ser reconstruída. A consultoria paranaense BMK, especializada em transição de empresas familiares, ainda vai montar o estatuto do Conselho de Administração, além de trabalhar com os atuais executivos a migração da área operacional para a estratégica.

Enquanto isso, Alexandre vai ampliar o leque de marcas da empresa. Em maio, a empresa abriu a unidade de testes do projeto Tostex, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A marca foi comprada de uma pequena empresa e posteriormente adaptada à estratégia de preços do Giraffas. A Tostex vende itens de café da manhã e refeições leves. A ideia é expandir a marca para todo o País. Emulando a estratégia de O Boticário, o Giraffas dará prioridade a seus principais franqueados na abertura de unidades da rede Tostex. A meta é chegar a 200 lojas até 2020.

(Com Agência Estado)