Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Giraffas muda gestão e lança marca para crescer

Família que fundou a marca deixará a diretoria e passará para o conselho de administração

Por Da Redação
28 ago 2012, 12h44

A rede de fast food Giraffas está promovendo mudanças radicais em sua gestão: até o fim do ano, todos os sócios-diretores, incluindo o presidente e fundador Carlos Alexandre Guerra, de 51 anos, deixarão o dia a dia da companhia. Eles irão para um Conselho de Administração que está sendo formado e serão substituídos por executivos de mercado.

Por trás da iniciativa está a ordem de retomar o ritmo de crescimento. O próprio Guerra, que iniciou o Giraffas em 1981, fritando hambúrgueres com a ajuda de um amigo, admite que a empresa entrou em um período de acomodação. �Sócio não tem de bater meta. Por isso, vamos mudar a gestão�, afirmou ele, que passará o bastão da empresa para o filho Alexandre, de 32 anos. Ele ficará responsável por selecionar a nova equipe até o fim do ano.

Alexandre, hoje diretor financeiro da empresa, assumirá de fato a gestão em 2013. No entanto, ele já comandou contratações recentes de novos executivos para as áreas de RH e suprimentos. Hoje, as franquias do Giraffas empregam 10,7 mil pessoas. O novo presidente sabe que a rápida expansão do número de lojas comprometeu a qualidade do atendimento. �A ordem agora é focar em treinamento. O pessoal ficou mais caro, mas está menos produtivo�, explicou.

No caso do Giraffas, a própria estrutura da empresa terá de ser reconstruída. A consultoria paranaense BMK, especializada em transição de empresas familiares, ainda vai montar o estatuto do Conselho de Administração, além de trabalhar com os atuais executivos a migração da área operacional para a estratégica.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, Alexandre vai ampliar o leque de marcas da empresa. Em maio, a empresa abriu a unidade de testes do projeto Tostex, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A marca foi comprada de uma pequena empresa e posteriormente adaptada à estratégia de preços do Giraffas. A Tostex vende itens de café da manhã e refeições leves. A ideia é expandir a marca para todo o País. Emulando a estratégia de O Boticário, o Giraffas dará prioridade a seus principais franqueados na abertura de unidades da rede Tostex. A meta é chegar a 200 lojas até 2020.

(Com Agência Estado)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.