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Gigantes do tabaco acertam operação de US$ 25 bilhões

A compra da Lorillard pela Reynolds precisa da aprovação da autoridades antitruste e dos acionistas das quatro empresas envolvidas

A Reynolds American concordou em comprar a Lorillard em um ambicioso e arriscado negócio de 25 bilhões de dólares. Essa operação, se efetivada, reformulará o cenário para as empresas de tabaco nos EUA e tornar o cigarro de mentol Newport ainda mais competitivo diante da Marlboro, marca pertencente à Altria Group.

Com essa transação, a Newport, atualmente a segunda marca de cigarro mais vendida nos EUA e pertencente à Lorillard, passará a fazer parte do portfólio da Reynolds, que inclui marcas como Camel e Pall Mall. A Reynolds espera conseguir mais de 11 bilhões de dólares em receitas e 5 bilhões de dólares em lucro operacional após o acordo.

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No entanto, a operação é tão complexa que não deve ser concluída antes do primeiro semestre do próximo ano. Para que não haja barreiras durante as aprovações regulatórias, a Reynolds planeja vender alguns ativos para a britânica Imperial Tobacco Group, de modo a fortalecer a competição no mercado.

Nos termos acordados, a Imperial irá investir 7,1 bilhões de dólares para adquirir as marcas de cigarro Winston, Kool, Salem e Maverick, além do Blu, o cigarro eletrônico mais vendido nos EUA. Por fim, a British American Tobacco também concordou em pagar 4,7 bilhões de dólares para manter a participação atual de 42% na Reynolds.

Portanto, a operação precisa da aprovação da autoridades antitruste e dos acionistas das quatro empresas envolvidas.

(Com Estadão Conteúdo)