Geeks também bebem — e apontam as 20 melhores cervejas do mundo

Cientistas de Stanford criaram fórmula a partir das avaliações de consumidores publicadas no 'RateBeer', maior site de críticas desse segmento no mundo

Dois cientistas de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostraram que são mestres não somente nas matérias acadêmicas, mas também em paladar para bebidas. Julian McAuley e Jure Leskovec lançaram no começo deste ano um estudo comprovando que o paladar do ser humano muda conforme se amplia a diversidade dos alimentos que ingere – e isso se estende à cerveja.

O site Business Insider, então, convidou McAuley e Leskovec para elaborar uma lista com as melhores cervejas do mundo, segundo a métrica que ambos desenvolveram para avaliar o paladar. Para isso, eles utilizaram as avaliações de consumidores publicadas no RateBeer, o maior site de críticas desse segmento no mundo, formado por experts e amantes da bebida. Nele, diversas pessoas deram notas para as cervejas nas categorias sabor, paladar, aroma, aparência e conjunto. Os pesquisadores utilizaram as fórmulas de sua pesquisa para criar uma lista contendo as melhores.

Leia ainda:

Artesanais: elas querem destronar a cerveja pilsen de seu longo reinado

Dia da Cerveja é celebrado em mais de 50 países

Cerveja artesanal custa até 800 dólares; Conheça as mais caras

Entre as selecionadas, oito são do tipo Stout (dentro da categoria Ale – cuja fermentação acontece no fundo do barril), um tipo de cerveja bem escura e com sabor mais forte do que as comuns e “loiras” Pilsen (dentro da categoria Lager – cuja fermentação acontece no topo do barril). Os pesquisadores apontaram que, entre os apreciadores de cerveja, é comum a preferência pelo paladar mais forte, que despertam mais os sentidos. Mesmo as doze restantes ainda são Ale, não havendo na lista nenhuma Lager. Assim, constata-se que as cervejas consideradas “leves” não são as favoritas dos consumidores.

A lista evidencia ainda que cinco cervejarias produzem mais de uma entre as melhores cervejas. É o caso das americanas Three Floyds Brewing e Hair Of The Dog, e da belga Westvleteren, que aparecem no ranking com dois produtos. Bell e Russian River, também dos Estados Unidos, aparecem com três bebidas na lista.