Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

França recebe primeiro voo transatlântico movido a biocombustível

Classificado pela companhia como fato histórico, o avião foi movido a uma planta denominada camelina e querosene tradicional

O 747-8 utilizou 15% de biocombustível no voo

A fabricante americana Boeing informou que o avião cargueiro 747-8, lançado para concorrer com o modelo A 380, da Airbus, chegou nesta segunda-feira ao aeroporto francês de Le Bourget, nos arredores de Paris, após realizar o primeiro voo transatlântico com biocombustível.

O avião partiu de Seattle, nos Estados Unidos, e percorreu uma distância de 8.029 quilômetros, propulsado por quatro motores GEnx-2B da General Electric, os quais foram alimentados com uma mistura de 15% de biocombustível baseado em uma planta chamada camelina e 85% de querosene tradicional.

O fabricante exibe a aeronave no salão aeronáutico de Le Bourget, onde permanecerá até a próxima quarta-feira. Depois disso, o 747-8 vai se deslocar à sede da empresa luxemburguesa Cargolux, para a qual a Boeing entregará o primeiro desses cargueiros.

Esse avião é o quarto dos cinco aviões comerciais da Boeing que chegam ao salão aeronáutico. Segundo um comunicado, não foi preciso modificar nem a aeronave nem os motores para o uso do biocombustível.

(com agência EFE)