Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fracasso de novo smartphone faz ações da Nokia caírem 8,8% em Helsinque

Helsinque, 22 nov (EFE).- As ações da Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, caíram 8,8% nesta terça-feira na Bolsa de Helsinque devido à fraca demanda, segundo vários analistas, por seus novos smartphones, equipados com o sistema operacional Windows Phone.

Ao fim do pregão de Helsinque, os títulos da Nokia caíram para 4,19 euros a unidade, enquanto na Bolsa de Nova York recuaram mais de 6%, para US$ 5,65.

Há um mês, a companhia finlandesa apresentou o Lumia 800 e o Lumia 710, seus dois primeiros smartphones com o sistema da Microsoft, em uma tentativa de recuperar o terreno perdido no mercado para concorrentes como Apple e Samsung.

No entanto, segundo a empresa de consultoria Pacific Crest Securities, a demanda pelos novos Lumia é menor do que o previsto, motivo pelo qual as vendas conjuntas de ambos os modelos no último trimestre do ano podem não superar as 500 mil unidades.

As ações da Nokia perderam 40,7% de seu valor desde o início do ano, chegando a um mínimo anual de 3,42 euros em agosto, devido à incapacidade da companhia para enfrentar seus rivais no lucrativo segmento dos smartphones. EFE