Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ford reverte prejuízo e lucra US$ 1,9 bi no quarto trimestre

Boas vendas da montadora na América do Norte e na Europa compensaram as dificuldades enfrentadas nos mercados emergentes

A Ford informou nesta quinta-feira fechou o quarto trimestre de 2015 com lucro líquido de 1,9 bilhão de dólares, revertendo o prejuízo de 2,5 bilhões de dólares registrado no mesmo período de 2014. Segundo a montadora americana, a força dos negócios na América do Norte e a volta das operações europeias para o azul ajudaram a compensar a turbulência econômica em mercados emergentes.

A receita da Ford totalizou 40,3 bilhões de dólares no último trimestre, ou 12% a mais que no mesmo período de 2014, graças ao avanço das vendas em três das cinco regiões globais da empresa. Na mesma comparação, o lucro operacional da Ford dobrou, para 2,6 bilhões de dólares.

Em todo o ano de 2015, a Ford teve lucro operacional de 10,8 bilhões de dólares, 48% maior que o de 2014 e acima da meta da empresa. Favorecida por vendas recordes nos EUA, a divisão da Ford na América do Norte registrou lucro operacional de 2 bilhões de dólares no quarto trimestre, acima do ganho de 1,6 bilhão de dólares de um ano antes.

Leia mais:

Toyota fecha 2015 como campeã mundial em venda de carros

Saiba quais foram os carros mais vendidos no Brasil em 2015

(Com Estadão Conteúdo)