Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FMI cria novo instrumento de crédito contra ‘contagio’ da crise

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira a criação de um novo instrumento de empréstimos para “quebrar a cadeia de contágio” de crises econômicas e financeiras.

A instituição disse em um comunicado que seu conselho de administração autorizou uma “Linha Preventiva de Liquidez (LPL)”, que havia sido prometida pelo Grupo de 20 países mais industrializados e emergentes, que põe a disposição dos Estados membros um crédito para cobrir suas necessidades imediatas.

Esta ferramenta “pode ser utilizada como fonte de liquidez, permitindo um acordo de seis meses para responder às necessidades de curto prazo da balança de pagamentos”, disse o FMI.

Este dispositivo substitui a outro criado em agosto de 2010, a Linha de Crédito de Precaução, que só beneficiou a um estado membro: a Macedônia.

A diferença é que a antiga linha de crédito era concebida para ser guardada como uma reserva, enquanto que esta deve ser utilizada de forma imediata.

Os países que podem ter acesso ao crédito são as mesmos: as economias afetadas por uma crise, que tenham políticas econômicas saudáveis e que se comprometam a mantê-las. A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, afirmou na reunião de Cannes que a Itália poderia cumprir esses critérios.