Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch reduz nota do JPMorgan após anúncio de perdas

A agência de classificação financeira Fitch anunciou nesta sexta-deira a redução da nota da dívida do maior banco americano, JPMorgan Chase, após perdas de 2 bilhões de dólares em operações financeiras anunciadas na quinta-feira.

“A nota de emissor de longo prazo e a nota de solidez foram rebaixadas de ‘AA- para ‘A+'” e a agência colocou estas qualificações sob vigilância negativa, o que significa que poderá reduzi-las novamente.

“A Fitch considera que o volume das perdas é administrável. Dito isto, a amplidão das perdas e o fato destas posições (não poderem ser liquidadas rapidamente) implicam uma perda de liquidez”, destacou a agência em um comunicado.

“Isto também desperta questionamentos pelo apetite ao risco do JPMorgan Chase, seu âmbito de gestão de risco, suas práticas e sua supervisão”, acrescentou a Fitch.

O JPMorgan perdeu 9% na bolsa nesta sexta-feira, após anúncios de perdas de 2 bilhões de dólares ao menos em operações de corretagem vinculadas a derivados de crédito que se supunha que cobrissem o banco em sua exposição a empréstimos.