Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch reduz bancos espanhóis após cortar rating soberano do país

Agência cortou os ratings de CaixaBank, Bankia, Banco Popular Español e outras instituições do país

A Fitch Ratings rebaixou nesta terça-feira 18 bancos espanhóis, menos de uma semana após cortar o rating da dívida soberana do país, destacando o potencial de que os ativos bancários se deteriorem ainda mais. A Fitch, que já havia rebaixado Santander e BBVA na segunda-feira, cortou os ratings de CaixaBank, Bankia, Banco Popular Español e outros. “A Espanha deve permanecer em recessão durante o resto deste ano e 2013, comparado com a expectativa anterior de que a economia iria se beneficiar de uma leve recuperação em 2013”, disse a agência em um comunicado.

“As instituições afetadas pelas ações de ratings de hoje são puramente bancos domésticos. Assim, suas capacidades de geração de renda, perfis de risco, acesso e custo de financiamento são altamente sensíveis à evolução da economia da Espanha, e seu mercado imobiliário”, afirmou. Na semana passada, a Fitch reduziu o rating da Espanha em três graus, para “BBB”.

A agência Moody’s possui rating “A3” para a Espanha, e a Standard & Poor’s classifica o país com “BBB+”. Esses ratings, assim como o da Fitch, possuem perspectiva negativa.

(Com Reuters)