Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fipe reduz previsão do IPC de outubro para 0,38%

Por Flavio Leonel

São Paulo – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) reduziu hoje, de 0,40% para 0,38%, a projeção para a taxa de inflação de outubro na capital paulista. Em entrevista à Agência Estado, o coordenador-adjunto do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima, disse que a revisão foi motivada pelo resultado mais baixo que o esperado apresentado pelo indicador na primeira quadrissemana do mês. Além da revisão na estimativa para o índice de outubro, a Fipe promoveu a redução nas expectativas para o IPC da segunda quadrissemana do mês, de 0,33% para 0,29%, e para o indicador da terceira leitura, de 0,36% para 0,34%.

Nesta terça-feira, o instituto divulgou que o IPC da primeira quadrissemana de outubro apresentou taxa de inflação de 0,23% ante taxa de 0,25% verificada no fechamento de setembro. O resultado anunciado hoje ficou abaixo da expectativa da Fipe, que era de 0,27%, mas dentro do intervalo de estimativas coletadas pelo AE Projeções com o mercado financeiro, já que os economistas aguardavam uma taxa de 0,21% a 0,32%, com mediana de 0,28%.

De acordo com Costa Lima, os comportamentos dos grupos Transportes e Vestuários surpreenderam a Fipe na primeira quadrissemana de outubro. Para o primeiro conjunto de preços, o instituto esperava uma alta de 0,18% no início do mês e o resultado efetivo foi uma queda de 0,01% ante alta de 0,06% verificada no fechamento de setembro. Para Vestuário, a Fipe aguardava um avanço de 0,27%, mas houve uma baixa de 0,29% contra alta anterior de 0,64%.

“O grupo Vestuário está com um comportamento um pouco diferente do padrão sazonal dos últimos anos, já que caiu em agosto, subiu em setembro, quando o normal é cair também, e, agora, voltou a mostrar queda”, disse o coordenador-adjunto. “Em Transportes, o que pesou mais na queda foram os preços dos veículos novos (-0,71%) e usados (-0,23%)”, destacou, acrescentando que uma desaceleração nos preços dos combustíveis também ajudou a puxar o grupo para o terreno de quedas.