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Festival de publicidade de Cannes começa com pequeno Darth Vader como favorito

Trabalho de agência brasileira para a Topper também deve disputar Leão de Ouro. Premiação realizada desde 1954 foi rebatizada neste ano de Festival Internacional de Criatividade

Por Da Redação
20 jun 2011, 14h50

Com um pequeno e inofensivo Darth Vader como favorito, tem início neste domingo o festival internacional de publicidade de Cannes, que neste ano foi rebatizado de Festival Internacional de Criatividade. Até o dia 25, diretores de arte de diversas partes do mundo disputarão o maior prêmio da propaganda internacional, o Leão de Ouro. Além da peça The force, que fez sucesso nas redes sociais, aparece entre os candidatos com boas chances na disputa a campanha brasileira da Topper – desenvolvida pela agência Talent para difundir, de maneira bem humorada, a prática do rúgbi no Brasil.

Os cases que concorrerão ao prêmio vêm de 14 países, sendo que os Estados Unidos dominam a tabela de indicações, com 20 peças publicitárias. O Brasil, que, historicamente, faz sucesso na competição, está entre os cinco países com mais indicações, ao lado de Reino Unido, Austrália e Holanda. Realizado desde 1954, o festival incluiu neste ano o quesito eficácia.

Favoritos – Nesta semana, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promoveu a 24ª edição do Cannes Prediction, em que são listados os 50 possíveis ganhadores do prêmio, em suas diversas modalidades. No evento, publicitários confirmaram o favoritismo da peça inspirada no vilão de Star Wars, criada pela agência Deutsch, de Los Angeles, para o novo Volkswagen Passat. O Cannes Prediction costuma acertar 70% dos premiados.

https://youtube.com/watch?v=R55e-uHQna0

Os jurados do evento colocaram na segunda colocação um dos vídeos da campanha da Topper. Assim como a favorita, a peça usou o humor para conquistar o júri.

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Já a terceira posição da lista foi conquistada pela campanha A hunter shoots a bear (Um caçador atira em um urso) da linha de corretivos Tipexx, elaborada pela agência Buzzman. A peça utiliza os recursos interativos do youtube para criar e recriar situações.

Outras campanhas brasileiras na disputa – Também competem no Festival de Cannes as peças The World Biggest Hug (O maior abraço do mundo), elaborada pela agência Monumenta, e Republica Popular do Corinthians, feita pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, para comemorar o centenário do clube paulista. Os técnicos envolvidos na primeira campanha conseguiram criar a ilusão de que o Cristo Redentor abraçava a si mesmo. Na segunda peça, os publicitários mobilizaram a criação de uma república de torcedores fanáticos pelo Corinthians, com direito a passaporte – carimbado a cada jogo -, certificado de adesão e identidade. Tudo para que o clube fosse reconhecido como uma nação.

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