“Fantasmas” no Uber lucram assustando passageiros na China

Perfis macabros fazem passageiros desistirem das viagens e, com isso, o motorista ganha a taxa de desistência sem precisar trabalhar

Os motoristas que prestam serviço no Uber são pagos por transportar passageiros, mas alguns deles na China estão ganhando dinheiro por assustar seus possíveis clientes. É que quando alguém confirma um pedido de viagem pelo aplicativo, recebe o perfil de quem vai atendê-lo na tela, com dados como nome, telefone e foto. Só que alguns motoristas, em pelo menos oito cidades, incluindo Pequim e Xangai, têm colocado imagens de rostos macabros – como fantasmas e zumbis. Caso o cliente se assuste e desista da viagem, o motorista recebe uma pequena taxa pelo cancelamento. Assim, o prestador de serviço ganha sem precisar fazer nada.

Leia também:
Apple na pista: empresa negocia compra da McLaren, diz jornal
Avianca passa a oferecer internet a seus passageiros

Mesmo se o passageiro for corajoso e aceitar embarcar, os motoristas-fantasma aplicam outro tipo de golpe. Iniciam o registro da viagem no aplicativo antes de pegar o cliente, rodam por poucos minutos e cancelam-na. E não atendem o telefone se alguém ligar. Assim, embolsam cerca de 1 a 2 dólares (3,25 a 6,50 reais) caso a vítima da fraude não peça o reembolso. O Uber diz que está analisando as ocorrências, punindo os motoristas responsáveis, e orienta os passageiros que forem alvo desse tipo de golpe a reportarem o problema à companhia.

Esse não é o primeiro caso de fraude envolvendo motoristas da empresa na China. Em junho, o jornal Financial Times relatou que alguns prestadores do serviço usavam perfis de passageiros falsos – operados por outro golpista –  para aumentar seu número de viagens. Com isso, ganhavam um dinheiro que a companhia oferecia como incentivo por cumprimento de metas. Em abril, o Uber lançou na China um sistema de reconhecimento facial para garantir que a foto apresentada correspondesse à pessoa que criou o perfil. Pelo visto, esse sistema ainda precisa ser aprimorado.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Régis Cipullo

    A quem ainda não utiliza o serviço e pretende começar a utilizar, insira no aplicativo o seguinte código: gcj5yue, e ganhe um desconto de $20 nas suas DUAS primeiras viagens!

    Curtir

  2. Nicole Nunes

    Baixe o uber cadastre o código: “767n46k8ue” e ganhe DESCONTO (de até R$25) na sua primeira viagem.

    Curtir

  3. Daniel Augusto Silva Pankievicz

    Cadastre-se para dirigir com uber e comece a ganhar dinheiro. Utilize o código promocional e ganhe bonus 6fxdt1wkue

    Curtir