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“Fantasmas” no Uber lucram assustando passageiros na China

Perfis macabros fazem passageiros desistirem das viagens e, com isso, o motorista ganha a taxa de desistência sem precisar trabalhar

Por Da redação
Atualizado em 21 set 2016, 20h28 - Publicado em 21 set 2016, 20h22

Os motoristas que prestam serviço no Uber são pagos por transportar passageiros, mas alguns deles na China estão ganhando dinheiro por assustar seus possíveis clientes. É que quando alguém confirma um pedido de viagem pelo aplicativo, recebe o perfil de quem vai atendê-lo na tela, com dados como nome, telefone e foto. Só que alguns motoristas, em pelo menos oito cidades, incluindo Pequim e Xangai, têm colocado imagens de rostos macabros – como fantasmas e zumbis. Caso o cliente se assuste e desista da viagem, o motorista recebe uma pequena taxa pelo cancelamento. Assim, o prestador de serviço ganha sem precisar fazer nada.

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Mesmo se o passageiro for corajoso e aceitar embarcar, os motoristas-fantasma aplicam outro tipo de golpe. Iniciam o registro da viagem no aplicativo antes de pegar o cliente, rodam por poucos minutos e cancelam-na. E não atendem o telefone se alguém ligar. Assim, embolsam cerca de 1 a 2 dólares (3,25 a 6,50 reais) caso a vítima da fraude não peça o reembolso. O Uber diz que está analisando as ocorrências, punindo os motoristas responsáveis, e orienta os passageiros que forem alvo desse tipo de golpe a reportarem o problema à companhia.

Esse não é o primeiro caso de fraude envolvendo motoristas da empresa na China. Em junho, o jornal Financial Times relatou que alguns prestadores do serviço usavam perfis de passageiros falsos – operados por outro golpista –  para aumentar seu número de viagens. Com isso, ganhavam um dinheiro que a companhia oferecia como incentivo por cumprimento de metas. Em abril, o Uber lançou na China um sistema de reconhecimento facial para garantir que a foto apresentada correspondesse à pessoa que criou o perfil. Pelo visto, esse sistema ainda precisa ser aprimorado.

 

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