Facebook reconhece ter inflado estatísticas de consumo de vídeo

"Erro de cálculo" ocorreu por dois anos, segundo a empresa; dado é levado em conta por anunciantes para decidir veículos para campanhas publicitárias

O Facebook reconheceu nesta sexta-feira que inflou suas estatísticas sobre consumo de vídeo na rede social, um dado relevante para que os anunciantes decidam o dinheiro que investem em publicidade na plataforma. Segundo a empresa, ela “calculou mal” os dados.

Leia também:
Twitter está à venda, diz TV americana

“Recentemente, descobrimos um erro na forma de calcular uma de nossas estatísticas de vídeo. O erro foi resolvido, não afetou o faturamento e informamos a nossos parceiros. (…) Essa estatística é uma das muitas que nossos parceiros utilizam para planejar suas campanhas de vídeo”, indicou a companhia em comunicado.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, que antecipou a informação, o Facebook teria inflado o tempo médio de visualização dos anúncios em vídeo durante dois anos e não teria levado em conta as peças que duraram menos de três segundos.

Nos últimos anos, a companhia dirigida por Mark Zuckerberg reportou um grande aumento do consumo de vídeo na plataforma. Também houve crescimento do número de usuários trimestre a trimestre (1,71 bilhão de membros ativos por mês) e do tempo que estes passam na rede social, o que teve um impacto no planejamento das campanhas publicitárias.

No último trimestre, o Facebook faturou 6,24 bilhões de dólares em publicidade, 63% a mais que no mesmo período de 2015.

O reconhecimento de que a rede social falhou no cálculo da estatística de consumo de anúncios de vídeo volta a colocar sobre a mesa uma demanda reiterada dos anunciantes, que pedem que empresas independentes possam verificar os números oferecidos pelo Facebook.

(Com EFE)

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Já faz tempo que os números do Facebook são manipulados. Os algoritmos deles sempre beneficiam somente eles.

    Curtir