Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook pode bater volume recorde de ações em um IPO

Por Sergio Caldas

Nova York – O Facebook estreou nesta sexta-feira na Nasdaq com uma movimentação frenética. Apenas na primeira hora mais de 200 milhões de ações já haviam trocado de mãos, o que significa que, no final do dia, a rede social pode estabelecer um novo recorde de volume de uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) lançada nos Estados Unidos. Os analistas estarão de olho no volume final

O recordista atual em volume em um único dia é o Citigroup, que registrou transações com 3,8 bilhões de ações em 17 de dezembro de 2009. A marca foi atingida em plena crise financeira, quando o pânico gerou um intenso movimento de venda. Já o recorde de ações negociadas no mesmo dia em que foi feito o IPO pertence à General Motors (GM), com 458 milhões de transações.

O Facebook deve bater ambas as marcas com facilidade, o que viria como um alento para as mesas de negócios, cujos volumes têm sido fracos desde o começo do ano. Às 12h, o Facebook respondia por 5,6% do volume total de negócios com ações nos Estados Unidos. Nesse horário, as principais bolsas do país haviam registrado transações com 3,9 bilhões de ações. As informações são da Dow Jones.