Exportação do agronegócio pode superar US$ 100 bi

Por Célia Froufe

Brasília – O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, avaliou hoje que as exportações brasileiras deverão continuar a crescer neste ano. “Temos como meta para 2012 ultrapassar a barreira dos US$ 100 bilhões. Isso significa um crescimento de 5,7% apenas. Francamente, temos condições de alcançar”, disse o ministro durante coletiva para comentar os resultados da balança comercial do agronegócio em 2011.

Ribeiro participou rapidamente da entrevista e se ausentou alegando que precisava resolver problemas sobre seca no Sul do País, chuva em outras regiões e febre aftosa. “Enfim, todas as coisas que são do dia-a-dia do ministério”, resumiu.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, salientou que a questão da febre aftosa é um grande desafio para o Brasil. “Temos que tratar isso em termos de América do Sul”, afirmou, durante entrevista coletiva.

Segundo o ministro, o Brasil conta com o Exército na fronteira e gado vacinado, mas é preciso que o tema seja tratado por todo o Mercosul. Mendes lembrou que o País possui um adido em Buenos Aires, capital da Argentina. “Mas precisamos cuidar da Bolívia e do Paraguai. Esse adido precisa ter mais cuidados com esses países. Se for necessário, vamos buscar um adido a mais para Bolívia e Paraguai, onde os problemas de febre aftosa estão mais importantes”, comentou.