Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Etanol inicia mês com alta menor em SP; gasolina cai

Por Flavio Leonel

São Paulo – Os preços dos combustíveis iniciaram o mês de outubro com um comportamento melhor para o consumidor paulistano em relação ao final de setembro. Segundo levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a alta no valor médio do etanol mostrou desaceleração na capital paulista, enquanto o preço médio da gasolina ficou mais barato.

Na primeira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 7 de outubro), o etanol apresentou alta de 1,46%, menos intensa que a de 3,40% observada no período de 30 dias encerrado no último dia de setembro. A gasolina, por sua vez, mostrou baixa de 0,06% ante variação positiva de 0,37% do encerramento do mês passado.

O grupo Transportes, que contém os dois combustíveis, saiu de uma alta de 0,06%, no final de setembro, para uma variação negativa de 0,01% no primeiro levantamento do IPC de outubro. No mesmo período de comparação, a taxa geral de inflação registrada pelo índice da Fipe diminuiu, de 0,25% para 0,23% na cidade de São Paulo.