Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha diz que formalizará pedido de ajuda na 2ª feira

Para o ministro da economia, Luis de Guindos, mercado vai se decepcionar com a carta porque ela não trará números nem detalhes sobre o plano de resgate

O ministro de Economia espanhol, Luis de Guindos, declarou nesta sexta-feira que enviará somente na próxima segunda ao Eurogrupo a solicitação oficial de ajuda para os bancos espanhóis. A expectativa inicial era que o ministro a apresentasse ainda nesta sexta. Ele voltou a dizer que o pedido é mera formalidade, visto que a ajuda já foi aprovada pela União Europeia (UE).

“Acho que quando vocês virem a carta vão ter uma certa desilusão”, assegurou o ministro, dizendo ter havido um “mal-entendido”. Ele explica que, a despeito da expectativa no mercado ante a realização do pedido, o que é realmente importante é o “memorando” que deve ser assinado em 9 de julho em que serão detalhados os termos do empréstimo. O ministro disse que a carta que o governo enviará não adiantará nenhum número sobre o valor do empréstimo.

Nesta quinta-feira, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, havia pedido à Espanha que formalizasse a solicitação até segunda-feira. Perguntado a respeito, De Guindos assegurou que “o senhor Juncker lhe dá importância porque, de vez em quando, o senhor Juncker também precisa explicar as coisas”.

(com agência EFE)