Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eslováquia pede negociação sobre EFSF com oposição

Por Gustavo Nicoletta

Bratislava – A primeira-ministra da Eslováquia, Iveta Radicova, pediu para seus aliados começarem a negociar com a oposição para conter a crise política no país, que se agravou após o governo ter perdido um voto de confiança hoje. Atrelado à moção, estava um projeto de lei que autorizava a zona do euro a alterar a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, em inglês).

“Estou convocando meus parceiros de coalizão e líderes de todos os partidos para abrirem negociações com o partido (de oposição) Social Democracia a respeito da EFSF”, disse Radicova. A Eslováquia é o único país da zona do euro que ainda não aprovou as modificações no mecanismo de resgate. Todos os países do bloco monetário precisam autorizar a reforma para que ela prossiga.

Mikulas Dzurinda, presidente da União Cristã e Democrática da Eslováquia – o maior partido do governo de coalizão -, disse que começará a negociar com o Social Democracia assim que possível. “A aprovação da EFSF é nossa prioridade”, acrescentou. As informações são da Dow Jones.