Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Entrada de dólares no país supera saída em US$ 1,6 bi em janeiro

Saldo positivo acontece mesmo diante do mau humor do mercado em relação aos países emergentes

O fluxo cambial – a diferença entre a entrada e a saída de moeda estrangeira do país – fechou janeiro com superávit de 1,610 bilhão de dólares, informou o Banco Central nesta quarta-feira.

Entre os dias 27 e 31 passados, a conta financeira – onde são contabilizados os investimentos estrangeiros direito, em portfólio, entre outros – ficou positiva em 286 milhões de dólares, levando o mês passado a fechar com superávit de 19 milhões de dólares, interrompendo quatro déficits mensais consecutivos.

Leia também:

Temor de estrangeiros com emergentes não se reflete na Bolsa

A conta comercial, por sua vez, registrou superávit de 322 milhões de dólares na semana passada, fechando o mês também com saldo positivo de 1,591 bilhão de dólares, segundo o BC.

O ingresso de divisas veio apesar da onda de mau humor global que tem assolado os mercados emergentes e que levou o dólar a bater 2,45 reais em alguns momentos da semana passada.

O BC informou também que os bancos tinham posição cambial vendida (apostando na queda do dólar) de 16,593 bilhões de dólares também até o dia 31.

Reservas internacionais – Na nota de fluxo cambial, o BC informou também a situação das reservas cambiais do país, que acumulam 360,9 bilhões de dólares.

(com agência Reuters)