Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empréstimos do BNDES crescem 7% no 1º bimestre

Ao todo foram 17,2 bilhões de reais concedidos entre janeiro e fevereiro. Micro, pequenas e médias responderam por 45% dos financiamentos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestou 17,2 bilhões de reais no primeiro bimestre, com aumento de 7% ante o mesmo período de 2010, divulgou nesta quinta-feira a instituição.

Foram liberados 8,3 bilhões de reais em janeiro e 8,9 bilhões de reais em fevereiro, sendo que as micro, pequenas e médias empresas ficaram com 45% do total dos financiamentos no período.

Em doze meses até fevereiro, o BNDES liberou empréstimos de 169,6 bilhões de reais, já incluída a operação de capitalização da Petrobras. Descontando o valor referente à oferta de ações da petrolífera, as operações seriam de 144,8 bilhões de reais, estáveis ante um ano antes.

O setor de infraestrutura obteve 7,1 bilhões de reais com o BNDES em janeiro e fevereiro, ou 41% dos desembolsos totais do banco, com destaque para o setor elétrico.

A indústria, com 5,5 bilhões de reais no bimestre, aparece em seguida. Comércio e serviços ficaram com 3,1 bilhões de reais, enquanto agropecuária recebeu 1,5 bilhão de reais no acumulado de janeiro e fevereiro.

(com Reuters)