Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Embraer e Petrobras assinam acordo para melhorar produção de petróleo e gás

Objetivo é utilizar procedimentos da indústria aeronáutica para avaliar sistemas de exploração da estatal

A Embraer e a Petrobras anunciaram nesta segunda-feira a assinatura de um protocolo de intenções para avaliação da confiabilidade de sistemas críticos da produção de petróleo e gás, segundo comunicado. O objetivo é aplicar padrões praticados na indústria aeronáutica para avaliar os requisitos e arquitetura de sistemas críticos utilizados na exploração e produção de petróleo e gás sob a ótica de segurança, condições de manutenção e confiabilidade, informou a Petrobras.

A parceria envolve a Embraer Sistemas, nova unidade da fabricante de aviões, criada para aplicar em outras indústrias as tecnologias e conhecimentos da companhia. O primeiro projeto terá como foco o sistema BOP (Blow-Out Preventer), que é responsável por garantir a vedação dos poços de petróleo e prevenir vazamentos e fluxos não controlados de óleo ou gás em quaisquer condições de trabalho. A efetivação das atividades, no entanto, depende da execução de contrato formal.

Leia também:

Petrobras é campeã mundial – de queda em ações na bolsa

O outro esqueleto da Petrobras em Pasadena

Mau, não. Péssimo negócio

“Esta parceria abre também uma perspectiva de mercado para a nova unidade de negócios Embraer Sistemas”, diz a empresa. Estudos preliminares apontam “grande potencial” de desenvolvimento conjunto de soluções. “Embraer e Petrobras entendem possuir sinergias de atuação em áreas como confiabilidade e segurança aplicadas à sistemas críticos de produção. A soma destas competências representa uma perspectiva bastante positiva de atuação conjunta”, explica o comunicado.

A parceria poderá contar ainda com a colaboração do International Association of Drilling Contractors (IADC), em busca de melhoria da confiabilidade em controle de poço.

Leia ainda:

Embraer quadriplica lucro no 1º trimestre

Entregas da Embraer crescem 17,2% no primeiro trimestre

(com agência Reuters e Estadão Conteúdo)