Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Economia da Argentina cresceu 2,1% em 2015

Segundo dados oficiais, divulgados nesta quarta-feira, PIB do país avançou mesmo com a forte desaceleração do último trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina cresceu 2,1% no ano passado, embora com uma forte desaceleração no quarto trimestre, informou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). O PIB da Argentina cresceu 0,5% em 2014.

Segundo o relatório oficial, “a estimativa preliminar do PIB a preços constantes do terceiro trimestre de 2015 mostra uma variação de 3,5% com relação ao mesmo período do ano anterior”, enquanto no quarto trimestre o indicador cresceu apenas 0,9% frente ao mesmo lapso de 2014.

De acordo com o Indec, a variação registrada no último trimestre deve-se a “comportamentos setoriais diferentes”. Os setores que mais contribuíram com o crescimento foram transporte, armazenamento e comunicações, serviços imobiliários, empresariais e de aluguel e administração pública e defesa, segundo o Instituto. Na outra ponta, acrescentou, os setores que mostraram as quedas mais pronunciadas foram agricultura, pecuária, caça e silvicultura e indústrias manufatureiras.

O Indec disse também que tem sob revisão o cálculo do PIB e dos dados deste indicador – anuais e trimestrais – divulgados entre 2004 e 2015. O resultado desta revisão será divulgado quando o organismo publicar os dados do PIB do primeiro trimestre de 2016. Os indicadores econômicos do país caíram em descrédito internacional na última década.

Leia mais:

Argentina reformula indicadores econômicos para recuperar credibilidade

(Com EFE)