Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Economia cresce em várias regiões dos Estados Unidos, aponta Fed

Livro Bege do banco central norte-americano mostra que maioria dos distritos está otimista com relação a expansão da atividade no país

A economia dos Estados Unidos continuou expandindo-se nas últimas semanas, com o avanço da atividade industrial, mostrou nesta quarta-feira o Livro Bege do Federal Reserve (Fed). No documento, o banco central norte-americano informou que cinco dos doze distritos descreveram o ritmo de crescimento como moderado, enquanto os demais distritos o descreveram como modesto. “A maioria dos distritos estava otimista sobre a perspectiva de crescimento”, informou a autoridade monetária.

De acordo com o Livro Bege, os gastos do consumidor aumentaram nas últimas semanas na maioria dos distritos, impulsionados pelo crescimento das vendas de automóveis. A indústria também melhorou em todos os distritos, com o avanço de vários setores. Com relação ao mercado de trabalho, entretanto, o relatório mostrou que empregadores em diversas regiões estão tendo dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. Mesmo assim, as pressões salariais permaneceram contidas.

Leia também:

Fed pode elevar taxa de juros antes do previsto, diz Yellen

Fed: programa de estímulos pode terminar depois de outubro

Fed anuncia mais um corte em seu programa de estímulos

O Livro Bege foi compilado pelo Fed de Kansas City e elaborado com base em informações sobre a atividade empresarial coletadas até 7 de julho em todo o país. O documento reflete indicadores de emprego, indústria e outros dados que indicaram forte crescimento no segundo trimestre e impulsionaram as perspectivas de expansão para os próximos meses, após a economia norte-americana encolher no início do ano, pressionada pelo inverno rigoroso, pelo ritmo lento de acúmulo de estoques e pelo fim dos benefícios de auxílio-desemprego de longo prazo.

(com agência Reuters)