Dólar começa a semana em alta e bolsa despenca

Moeda norte-americana volta a subir neste início de semana. Ibovespa opera abaixo de 47 mil pontos neste início de tarde

Depois de perder 0,6% e fechar a 2,2445 reais na sexta-feira, o dólar voltou a subir neste início de semana. Na abertura da sessão desta segunda-feira, a moeda americana subia 0,71%, a 2,2605 reais. Nos primeiros minutos do pregão, a divisa continuou em campo positivo, mas perdeu força: por volta de 13h30 subia 0,24%, a 2,25 reais. Na semana passada, o dólar acumulou valorização de 4,49% ante o real.

A baixa da sexta-feira se deu após um integrante do Federal Reserve, Fed, o banco central americano, levantar a possibilidade de a redução do programa de estímulo monetário nos Estados Unidos não ocorrer tão cedo quanto se imaginava. A expectativa no mercado é de que a menor liquidez mundial continue a dar fôlego ao fortalecimento do dólar.

Leia mais: Graça fala que ainda é cedo para contabilizar peso da alta do dólar

Diante da expectativa de menos estímulos nos Estados Unidos e preocupações com a economia brasileira, o principal índice da BM&FBovespa caiu ao menor nível em mais de quatro anos na sexta-feira, marcando a quarta baixa semanal consecutiva. O Ibovespa perdeu 2,4%, a 47.056 pontos – o menor patamar de fechamento desde abril de 2009. Na semana, o índice acumulou queda de 4,6%. “O ambiente aqui está realmente fraco”, disse o especialista em renda variável Rogério Oliveira, da Icap Brasil, citando que não há sinais de mudança de cenário no curto prazo.

Bolsa – O principal índice da BM&F Bovespa apresenta forte queda neste início de pregão de segunda-feira. O Ibovespa já abriu em queda de 0,91%, aos 46.626 pontos, mas a tendência intensificou. Por volta de 13h30, o Ibovespa caía 2,93%, a 45.677 pontos. As ações da LLX e da OGX, que lideraram as perdas na manhã, ainda continuam em queda, de 6,80% (0,96 real por ação) e 4,88% (0,78 real por ação), respectivamente. A Gol lidera agora as perdas, com seus papeis despencando 8,93%, a 6,63 reais.