Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor do BC chama atenção para mercado de renda fixa

Por Ricardo Leopoldo

São Paulo – O diretor de fiscalização do Banco Central (BC), Anthero de Moraes Meirelles, afirmou que o BC está muito interessado na expansão do mercado secundário de títulos de renda fixa, pois isso vai melhorar a forma de captação de recursos para investimentos de empresas.

“Temos dedicado atenção grande para medidas que possam contribuir para o desenvolvimento do mercado secundário desses títulos. Temos convicção que, com isso, as emissões primárias serão facilitadas e as empresas terão condições de obter mais recursos a custos menores, ampliando assim as condições de realizarem os investimentos que o País precisa”, afirmou em palestra realizada em São Paulo.

De acordo com Anthero Meirelles, o mercado de ações nacional é muito importante e está se expandindo bem, mas o País necessita do mercado privado de renda fixa para fazer frente à necessidade de ampliação de investimentos que a economia doméstica nacional vai requerer nos próximos anos. Embora não tenha detalhado, é sabido que as obras civis para a realização da Copa do Mundo de 2014, a Olimpíada de 2016 e a extração de petróleo do pré-sal são pontos importantes dessa agenda, que ocupa boa parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O governo, setor financeiro e produtivo devem continuar aperfeiçoando os instrumentos (financeiros) e a infraestrutura, de modo que o segmento de renda fixa privada se desenvolva e se torne uma fonte adicional de envergadura capaz de canalizar também os recursos necessários aos investimentos produtivos que a nossa economia demandará nos próximos anos”, comentou.