Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deutsche Bank pagará US$202 mi em acordo sobre hipotecas nos EUA

Por Grant McCool

NOVA YORK, 10 Mai (Reuters) – A unidade de hipotecas do Deutsche Bank concordou em pagar 202,3 milhões de dólares para por fim a um caso de fraude civil iniciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, um dos maiores processos do governo norte-americano sobre as práticas de risco em hipotecas.

A unidade MortgageIT do banco admitiu que certificou ao Departamento de Construção e Desenvolvimento Urbano que os empréstimos que concedia eram elegíveis para a hipoteca federal quando não o eram, segundo afirmou um escritório de advocacia em Manhattan nesta quinta-feira.

O escritório informou que o Deutsche Bank e a MortgageIT não estavam em conformidade com os regulamentos federais e, como consequência, o Departamento de Construção registrou perdas quando alguns dos empréstimos não foram pagos. O procurador Preet Bharara disse que os danos a serem pagos pelo banco ajudariam a compensar o Departamento.

O acordo foi aprovado nesta quinta-feira por um juiz em Nova York, informou o governo.

O Deutsche Bank afirmou que recebeu positivamente o acordo. A porta-voz, Renee Calabro, disse que o acordo “marca um passo importante na resolução de nossas exposições relacionados com hipotecas.”

(Reportagem Adicional de Jonathan Stempel)