Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Desmotivado com os rumos da empresa? Saiba o que fazer

Segundo especialistas, o segredo para o funcionário é encontrar novos desafios e se preparar para quando os tempos de bonança voltarem

Em tempos de recessão econômica, muitas empresas precisam fazer uma readequação de custos para sobreviver no mercado. Para os funcionários, o problema é que esse enxugamento afasta possibilidades de aumentos salariais, benefícios e até uma promoção tão esperada.

Pedir demissão e procurar outro emprego não é o caminho mais fácil, vide os 14 milhões de desempregados existentes no país. Mas então, como se manter motivado, em um cenário como esse? Segundo especialistas, o segredo é encontrar novos desafios e se preparar para quando os tempos de bonança voltarem.

Para João Roncati, consultor da People Strategy, o funcionário deve procurar, na própria empresa, novas formas de trabalho e novos desafios para se manter motivado.

“O primeiro movimento pode ser dele mesmo, ao procurar e propor novas formas de fazer o próprio trabalho. Depois, olhe para os lados, para outros trabalhos correlacionados e verifique se existem outros desafios para a organização. Aprender algo novo, novos estudos, por exemplo”, afirma.

De acordo com Sócrates Melo, gerente de uma empresa de RH, caso essa nova motivação não dê resultados, o funcionário tem o dever de conversar com a chefia e expor os pontos. “O líder de verdade vai entender os motivos [da falta de motivação] e vai procurar novos meios de como o empregado pode ficar na empresa”, diz.

Além disso, o funcionário deve optar por se preparar de forma completa, pois quando o aumento da atividade econômica refletir no mercado de trabalho, ele estará pronto para assumir novos postos e receber os benefícios desejados.

“Aprender novas coisas e colocar os estudos em dia pode ser o programa ideal para se preparar e esperar os bons tempos voltarem”, conclui Roncati.