Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Desemprego cai ao menor nível do ano: 7,4%

A taxa de desemprego no Brasil caiu, em novembro, ao menor nível do ano. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 7,4% no mês passado, ante 7,5% em outubro. Em novembro do ano passado, a taxa havia sido de 7,6%.

O rendimento médio real (descontada a inflação) dos trabalhadores cedeu 0,1% em novembro ante outubro e subiu 2,2% na comparação com novembro do ano passado.

Já a massa de rendimento real efetiva da população ocupada nas principais regiões metropolitanas ficou em 29,4 bilhões de reais em outubro, com alta de 0,5% em relação a setembro e aumento de 3,2% na comparação com outubro do ano passado. Os dados da massa efetiva sempre se referem ao mês anterior ao da pesquisa mensal de emprego do IBGE.

A massa de rendimento efetivo habitual, por sua vez, somou 29,6 bilhões de reais em novembro, com alta de 0,4% ante outubro e acréscimo de 3,0% ante novembro de 2008. O número de pessoas ocupadas somou 21,6 milhões em novembro, com alta de 0,5% ante outubro e aumento de 0,7% na comparação com novembro do ano passado, sendo que ambas as variações são consideradas como “estabilidade” pelo IBGE.

A população desocupada somou 1,7 milhão, com recuo de 2,3% ante outubro e queda de 2,6% ante novembro de 2008, variações também consideradas como estabilidade.

(Com Agência Estado)