Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Reforma da Previdência: Mulheres terão idade mínima de 62 anos

Parecer do relator da reforma da Previdência sobre aposentadoria diferenciada será apresentado nesta quarta-feira

A idade mínima para aposentadoria das mulheres será fixada em 62 anos no relatório de reforma da Previdência do deputado Arthur de Oliveira Maia (PPS-BA). A leitura do parecer do relator foi adiada de hoje para quarta-feira.

A mudança foi anunciada em café da manhã do presidente Michel Temer com a base aliada nesta terça-feira. A proposta inicial de reforma da Previdência previa uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

O relatório de Maia também deve incluir idade mínima de 60 anos para aposentadorias diferenciadas, como trabalhadores rurais, policiais e professores.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que a idade para aposentadoria de trabalhadores rurais ainda está sendo discutidas. “Em resumo: o relatório ainda não está fechado.”

Outra mudança diz questão à regra de transição para aposentadoria, que terá idade mínima de 53 anos para mulheres e 55 anos para homens.

A mudança na idade mínima para aposentadoria de mulheres atende a um pleito da bancada feminina da Câmara, composta por 55 deputadas.

Mais cedo, a coordenadora da bancada feminina na Câmara, a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) afirmou que a idade mínima menor para as mulheres era uma “questão emblemática”.

Veja também

“Para mostrar que o Brasil precisa fazer o dever de casa. A maioria das mulheres tem dupla jornada no trabalho e em casa, ganha salários menores”, disse.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Vergonhoso! Decepcionante! Discriminação! Não tem nenhum motivo para isso. Além disso as mulheres vivem mais do que os homens! Viva o retrocesso!

    Curtir

  2. O triste é que se usássemos dados estatístico, o correto seria diminuir a idade dos homens, e não das mulheres, pois é fato que os homens têm esperança de vida menor do que a das mulheres desde sempre.

    Curtir

  3. Definitivamente Louco

    O que acontece é que eles tinham colocado o bode na sala, agora eles vão retirar o bode e chegarão onde queriam desde o começo, e as pessoas vão achar que eles aliviaram.

    Curtir

  4. Tio Do lanche

    Cadê as feminazis pedindo direitos iguais?

    Curtir

  5. Esse malfeitores políticos sempre prejudicando o povo. Raça maldita. Em 2018 espero que todos sejam linchados nas urnas. Roubaram o país e agora vem com essa reforma infame contra o povo.

    Curtir

  6. Esse Governo é um bunda mole mesmo,O unico ponto que prestava nessa ”reforma” foi descarecterizado.

    Curtir

  7. Luiz Antônio

    Ufa!! Finalmente descobriram que homens e mulheres são diferentes, já estava quase acreditando que seríamos todos iguais, melhor assim, homem é homem e mulher é mulher. Viva a diferença!! Essa história de direitos iguais foi para o vinagre.

    Curtir

  8. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Reforma Já! Chega! A carroça passa os cães ladram. Parabéns Temer.

    Curtir

  9. Não sei porque a indignação com a aposentadoria das mulheres: na Franca, para casa filho que a mulher tem diminui o tempo para a aposentadoria. Aos machistas de plantão: mulher tem 2 turnos, o homem chega em casa e descansa a mulher não.

    Curtir