Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dados indicam entrada de capital na China em janeiro

Por Gabriel Bueno

Pequim – Dados divulgados pelo Banco Central da China (PBOC) nesta segunda-feira indicam que o capital voltou a entrar no país em janeiro, após três meses consecutivos de saída. O BC e as instituições financeiras da China compraram um valor líquido de 140,9 bilhões de yuans (US$ 22,4 bilhões) em moeda estrangeira em janeiro. Em dezembro, houve vendas líquidas de 100,3 bilhões de yuans, segundo cálculos da Dow Jones feitos a partir de dados divulgados pelo PBOC.

Janeiro marca o primeiro mês de compras líquidas, após três meses seguidos de vendas líquidas. O economista Li Wei, do Standard Chartered, disse que os dados de janeiro indicam que o capital estrangeiro está retornando à China.

Nos últimos meses de 2011, o capital começou a deixar a China por causa da volatilidade global nos mercados e dos temores de desaceleração na economia do país asiático.

A posição cambial líquida do sistema bancário da China estava em 25,50 trilhões de yuans no fim de janeiro, uma alta em comparação com os 25,36 trilhões de yuans do fim de dezembro, segundo os dados do BC chinês. As informações são da Dow Jones.