Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crescimento se fortalece na maioria das economias avançadas, aponta OCDE

Dados do órgão mostram que, por outro lado, os mercados emergentes seguem com crescimento dentro das expectativas

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse nesta segunda-feira que o crescimento nas economias mais avançadas está se fortalecendo, superando as estimativas do órgão. Os países emergentes continuam com crescimento dentro do esperado, apesar da forte crise de confiança que provocou a fuga de investidores estrangeiros de mercados mais frágeis ao longo das últimas semanas.

O índice dos principais indicadores antecedentes compostos (CLI), da OCDE, mostrou que, entre as maiores economias emergentes, China, Brasil e Rússia apresentaram crescimento de acordo com as projeções da entidade. Os dados, no entanto, apontaram para um crescimento abaixo do esperado na Índia, também prejudicada pela falta de capital estrangeiro.

Leia mais:

OCDE vê melhora na economia mundial, inclusive Brasil

FMI revisará para cima sua previsão de crescimento mundial

Artilharia pesada dos BCs emergentes não acalma mercado

Em relação às economias avançadas, o CLI mostrou que as condições de crescimento no Japão estão acima das estimativas, enquanto Estados Unidos e Grã-Bretanha continuam apresentando sinais de melhora. Na zona do euro, o índice apontou para o fortalecimento do crescimento na Alemanha, com mudanças positivas em grande parte do bloco, inclusive França e Itália.

(com agência France-Press)