Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coutinho diz que Brasil pode ter crescimento sustentável

Presidente do BNDES vê cenário otimista com a queda da taxa de juros e as desonerações anunciadas pelo governo federal recentemente

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta sexta-feira que o Brasil tem condições de crescer sustentavelmente no longo prazo porque conseguiu reduzir as taxas de juros e tem câmbio hoje menos apreciado e tem adotado política de redução de custos de produção. Ele citou também medidas tomadas para fortalecer o mercado interno brasileiro e disse que esse modelo não está esgotado. As declarações foram feitas durante palestra em seminário sobre logística, em São Paulo.

Leia também:

Coutinho: juro muda perspectiva do mercado de capitais

BNDES e Eike Batista serão sócios em fábrica de chips

Mesmo com juro menor, bancos recuperarão rentabilidade

“Poucas economias têm oportunidades rentáveis de investimento como o Brasil”, disse Coutinho, citando obras necessárias para resolver gargalos da economia do país e eventos mundiais como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Como base para os investimentos sustentáveis no longo prazo, o presidente do BNDES citou a “expressiva” redução da taxa básica de juros (Selic) nos últimos meses, o câmbio menos apreciado e desonerações para a cadeia produtiva. Neste caso, ele citou o corte no custo da energia elétrica em 2013 e as desonerações, já em curso, da folha de pagamentos para certos setores da economia.

(com Agência Estado)