Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CORREÇÃO-Cosan fará oferta pública a minoritários da Comgás

SÃO PAULO, 10 Mai (Reuters) – A Cosan fará oferta pública de aquisição (OPA) das ações ordinárias dos minoritários da Comgás se for bem-sucedida na proposta de compra do controle da empresa.

A Cosan anunciou em 3 de maio a assinatura de memorando de entendimento com o BG Group para adquirir uma participação de 60,1 por cento que o grupo britânico possui na Comgás, por 3,4 bilhões de reais. Isso representa 73,4 por cento das ações ordinárias e 11,8 por cento das preferenciais da empresa brasileira de gás.

Em comunicado ao mercado nesta quinta-feira, a Comgás disse ter sido informada, pela Cosan, que a sucroalcooleira fará uma OPA se a compra do controle se concretizar.

Ainda segundo a nota, a Cosan divulgará “as informações relativas ao preço e às condições de pagamento de eventual oferta pública a ser realizada… tão logo sejam formalizados os contratos definitivos da operação”.

Pela regras do mercado brasileiro, a troca de controle exige que o comprador faça uma OPA para aquisição das ações com direito a voto dos minoritários, com preço de pelo menos 80 por cento do valor pago pelos papéis do bloco de controle.

Com base no número de ações ordinárias da Comgás sem considerar as detidas pelo BG Group, a OPA envolveria 24,98 milhões de ações ordinárias.

A Cosan não informou o valor atribuído por ação ordinária da Comgás nas mãos do BG Group, mas o preço médio acertado pela participação, incluindo as preferenciais que estão sendo adquiridas, ficou em cerca de 47 reais, conforme os dados disponíveis.

Levando em conta o pagamento de 80 por cento desse preço, ou 37,60 reais por ação, o desembolso pela Cosan seria próximo de 940 milhões de reais se houvesse adesão total dos minoritários, segundo cálculos da Reuters.

(Por Cesar Bianconi)