Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Controladores de terra iniciam greve de 48 horas em Frankfurt

Berlim, 20 fev (EFE).- Os 200 controladores de terra do aeroporto internacional de Frankfurt iniciaram nesta segunda-feira uma greve de 48 horas, o que afetará como aconteceu na semana passada o tráfego do maior aeroporto continental europeu.

O Sindicato de Segurança Aérea alemão (GdF) convocou a greve que durará das 5h (horário local, 2h em Brasília) de hoje até a mesma hora da quarta-feira, após ampliar na última hora as interrupções previstas.

A Fraport, empresa que gerencia o aeroporto de Frankfurt, comunicou que, apesar da greve, espera poder tramitar 70% dos 1.250 voos previstos para hoje com pessoal que recebeu formação rápida para controlar o movimento dos aviões após sua aterrissagem ou antes de decolar nas pistas ou terminais.

A greve afetará especialmente os voos nacionais e de médio alcance dentro da Europa, já que a Fraport garantiu que todos os voos intercontinentais voarão com normalidade.

A companhia aérea Lufthansa, a maior da Alemanha e da Europa, comunicou que para esta segunda-feira cancelou um total de 200 aterrissagens ou decolagens em Frankfurt.

O GdF entra em sua segunda semana de greve para exigir substanciais aumentos salariais e melhoras trabalhistas para seus 200 filiados em Frankfurt, cujos interrupções afetam os 20 mil funcionários do aeroporto e dezenas de milhares de passageiros. EFE