Contra falta de dinheiro, Temer aprova importação de papel-moeda

Medida provisória publicada nesta sexta autoriza compra de material no exterior para imprimir cédulas e cunhar moedas no país

O presidente Michel Temer editou uma medida provisória autorizando o Banco Central (BC) a comprar papel-moeda no exterior para fabricar o dinheiro que circula no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira.

A medida é uma forma de o governo continuar imprimindo notas e cunhando moedas de acordo com a demanda sem interrupções por falta de previsão orçamentária para a compra de papeis no próprio país.

De acordo com o texto, que precisa ser aprovado pelo Congresso mas já tem força de lei, o BC poderá adquirir papel-moeda e moeda metálica fabricados fora do país por fornecedores estrangeiros, seguindo cronograma de cada exercício financeiro e conforme as regras do Conselho Monetário Nacional.

A MP afirma que a falta de atendimento das matérias-primas por parte da Casa da Moeda do Brasil caracteriza “situação de emergência” para a compra dos materiais no exterior.

(Com Agência Brasil)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rubens Falcao

    Absurdo,nao tem dinheiro para comprar aqui no Brasil as matérias primas mas tem para importar… aliás não é a casa damoeda que tinha um escândalo de desvio de $$$ em licitações???

    Curtir