Conta de luz deve ter cobrança adicional em julho

Mudança da bandeira tarifária para amarela tem custo extra de 2 reais a cada 100 kilowatts-hora

As contas de luz deverão ter em julho bandeira tarifária amarela, o que significa a cobrança de um valor adicional aos consumidores. A culpa é a expectativa de chuvas menos abundantes no próximo mês em comparação com junho, quando a bandeira ficou no patamar verde, que não gera custos adicionais.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá divulgar nesta sexta-feira qual será a bandeira tarifária das tarifas de eletricidade em julho. A definição leva em conta projeções de chuva na área dos reservatórios das hidrelétricas e de consumo, além de outros fatores.

Um patamar amarelo representa um custo extra de 2 reais a cada 100 kilowatts-hora consumidos, enquanto a bandeira vermelha representa 3 reais adicionais.

“Para julho, a expectativa é de bandeira amarela… uma vez que os reservatórios (das hidrelétricas) se encontram em níveis críticos e as termelétricas são necessárias para garantir o suprimento no período seco. Caso contrário, terminaremos 2017 com pouca segurança”, disse em nota o grupo Delta Energia.

“A falta de chuvas nos últimos dias de junho nas regiões Sul e Sudeste reduziram consideravelmente o volume de água disponível para geração hidrelétrica nessas localidades. Esse fator deve ser determinante para que a bandeira tarifária fique amarela no mês de julho”, disse a consultoria Thymos em nota.

Geralmente, a Aneel define a bandeira tarifária como amarela quando o preço spot da eletricidade ultrapassa 211 reais por megawatt-hora, enquanto a bandeira vermelha é acionada com preços spot acima de 422 reais.

Na plataforma de comercialização de energia elétrica BBCE, contratos para julho foram negociados na quinta-feira a 216 reais por megawatt-hora, o que mostra que operadores do mercado de eletricidade preveem a necessidade de acionamento da bandeira amarela.

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Tá de brincadeira. Tá chamando a gente de loucos, é? Falta de chuvas? Charles de Gaulle tinha razão: O Brasil não é um país sério!

    Curtir

  2. Mauricio Mozart

    Só nào choveu no seu rabo ladrão safado!Vou comprar um inversor e umas placas da china!

    Curtir

  3. Ué? Nos jornais quando fala que tá chovendo sempre dizem que é tempo ruim. Ah! A comidinha já vem prontinha no prato.

    Curtir

  4. Ricardo Ferrari

    ESTA TENDO ATÉ ENCHENTE…QUE CAMBADA DE LADRÃO, TEM QUE HAVER UM INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE NESSE “CIRCO CHAMADO BRASIL”

    Curtir

  5. Napoleao Gomes

    KKKKKKKKKKKKKKKKK Se chover acima da média eles reduzem a tarifa né!?

    Curtir

  6. Paulo Cesar Martins

    A pergunta é , aumentar por falta de chuva enche o reservatório ou só o bolso das fornecedoras? A ser assim chegará o momento que estatemos racionando e pagando a conta de luz cheia de bandeiras por falta de fornecimento

    Curtir

  7. Nesse país de ladrões somente a população paga o que é roubado dos cofres públicos. E ainda tem otarios por aqui defendendo político ladrão de estimação. Povo imbecil.

    Curtir

  8. Ladroagem na cara dura!

    Curtir